Voltar #parcerias

Participamos da assinatura do termo de cooperação para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica em Panambi-RS.

19 de dezembro de 2022

Panambi/RS – Assinado na última quinta-feira (15) termo de compromisso e cooperação entre a Defensoria Pública do RS, município de Panambi e 14 grandes empresas da cidade visando ao auxílio de mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto busca, entre outras questões, viabilizar a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho. 

Panambi é o primeiro município do Estado a firma um convênio nesses moldes.

No termo assinado com as empresas, está prevista a oferta de oportunidades de empregos às mulheres encaminhadas pelo Centro de Referência da Mulher, além de cursos de formação profissionalizante e aulas de educação financeira e orientação jurídica.

Além disso, percebeu-se também uma demanda na questão de local em que as mulheres vítimas pudessem permanecer após a saída do lar. Foi então que a ideia de utilizar parte do terreno em que fica o CRM para construir um anexo para esse tipo acolhimento se juntou ao projeto de empregos e qualificação para o mercado de trabalho. O projeto de engenharia e arquitetura para o local já está pronto, também conquistado pela defensora pública de Panambi de forma gratuita através de parceria, iniciando agora a fase da busca de apoiadores para a sua construção. A proposta é que a entrega do anexo ocorra já no final de 2023.

Na cerimônia da assinatura, a Dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE/RS, Liseane Hartmann, elogiou a iniciativa e apontou que ela é uma política pública que tem um papel fundamental para essas mulheres vítimas de violência, lembrando também que a falta de autonomia financeira é um dos grandes fatores que causam a dependência dessas mulheres e ocasionam a dificuldade de rompimento do vínculo com o agressor. Já a Subdefensora Pública para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira, ressaltou que ações como essa possibilitam que as mulheres tenham o simples direito de poder sair de casa e ser responsáveis pelo sustento da família sem sofrerem violência por conta disso.

Na assinatura do convenio recebemos o Selo de Engajamento Socia da Defensoria Pública do Estado do RS. Selo este, entregue a instituições e empresas que buscam cooperar com a Defensoria no auxílio da redução de desigualdades sociais.

Empresas que assinaram o termo de compromisso e cooperação:

- Fockink Indústrias Elétricas

- Agrinova

- AGG Serviços Ambientais

- Biofarma

- Bruning Tecnometal

- Cotripal Agropecuária Cooperativa

- Engegran Indústria de Máquinas Agrícolas

- Itaimbe Máquinas

- Kepler Weber Industrial

- PCE Engenharia e Montagens Industriais

- São João Farmácias

- SAUR Equipamentos

- Sementes Costa Beber

- Tromink Industrial


www.defensoria.rs.def.br/termo-de-cooperacao-para-auxiliar-mulheres-vitimas-de-violencia-e-assinado-entre-defensoria-publica-e-empresas-de-panambi

Fonte e fotos: Defensoria Pública do RS -  por Francielle Caetano  \ ASCOM DPE/RS.

Reprodução: Fockink.


Você também pode Gostar

#treinamento

Qualificação em Primeiros Socorros

25 de setembro de 2023

Treinamento da Brigada de Emergência Fockink

Leia +
#agregar

Realizamos o Café com Inovação

22 de setembro de 2023

Parceria com Instituto Agregar

Leia +
Trabalhe Conosco

Trabalhe Conosco

21 de setembro de 2023

Veja as oportunidades que estão disponíveis e faça parte do nosso time.

Leia +