Voltar #Irrigação #Pivô

Pivô de irrigação: conheça quais são e suas vantagens

08 de novembro de 2022

Pivô central de irrigação é um sistema utilizado na agricultura para irrigar com precisão e quantidade de água necessária para cada variedade de cultura plantada. Os equipamentos de irrigação proporcionam excelentes resultados para o produtor, com alta produtividade e economia. 

Quais os tipos de pivô de irrigação que existe?

Pivô central fixo: Neste tipo de equipamento, a torre central fica fixa sobre uma base de concreto, localizada no centro da área a ser irrigada. Assim o equipamento realiza uma volta linear ou em meio círculo sobre o cultivo plantado realizando a irrigação.

Pivô central rebocável:  O Pivô Central rebocável é utilizado para irrigar várias áreas, com o mesmo equipamento. A torre central é montada sobre duas ou quatro rodas articuladas, o que permite o reboque do equipamento para pontos diferentes ou cultura variada. 

Pivô linear ou lateral: Trata-se de um modelo pensado para terrenos retangulares, sem desnível ou com apenas pequenos desníveis. O motivo é que esse pivô de irrigação se desloca em linha reta, possibilitando maior alcance e aproveitamento da área e, consequentemente, maior produtividade


Mitos da irrigação: 

Muito se fala que nos sistemas de irrigação a água projetada sobre o cultivo plantado é desperdiçada causando um prejuízo ao meio ambiente. Mas não é isso que acontece! O pivô de irrigação nada mais que um ciclo da chuva de forma mecanizada, como mostra a imagem ilustrada abaixo: 


Benefícios da irrigação:

Melhor aproveitamento de recursos energéticos e hídricos.
Aumento da produtividade.
Atende uma variada gama de cultura.

Conheça os equipamentos de irrigação Fockink:

Pivô Essencial: O modelo é caracterizado pela simplicidade de operação e foi desenvolvido para atender as condições mais severas de energia no campo. Essa série de equipamentos utiliza o sistema mecânico de alinhamento tradicional e é indicado para áreas de até 170 hectares.

Pivô Super: Modelo desenvolvido para atender as condições mais severas de declividades do terreno, utilizando o sistema eletrônico de alinhamento tradicional com a melhor precisão do mercado.

Pivô Supremo: É o primeiro sistema exclusivo de alinhamento e movimento contínuo para pivôs centrais no mundo, sendo 100% nacional de fabricação Fockink®. Esse sistema foi desenvolvido para fazer com que todas as torres andem ao mesmo tempo, sem paradas, elevando a vida útil de seus componentes e aumentando a sua uniformidade de lâmina.

Pivô MAX 12, o maior pivô de irrigação do mundo: O pivô Max 12 foi desenvolvido para atender grandes áreas de irrigação. Possui a maior vazão do mercado, com lâmina de até 7mm* em 350ha. Esse equipamento também se aplica para redução do consumo de energia em até 25%, considerando uma menor perda de carga quando comparado ao pivô de 10 polegadas.









Você também pode Gostar

#Visita #Senai

Visita ao SENAI de Panambi\RS.

25 de novembro de 2022

SENAI Ingomar Brune

Leia +
#Comunicados

Comunicado de Inventario Anual

23 de novembro de 2022

Não estaremos recebendo mercadorias de 14 a 22 de dezembro de 2022

Leia +
#DiaDeCampo

Dia de Campo Fockink.

18 de novembro de 2022

Evento realizado em Unaí-MG.

Leia +